DA DOMINAÇÃO IMPERIALISTA À RESPOSTA SOCIALISTA: UM PANORAMA DA RELAÇÃO CUBA – EUA
Palavras-chave:
relação Cuba-EUA, conflito, neocolonialismo, imperialismo, Revolução Cubana.Resumo
O presente artigo tem por pretensão realizar um panorama da relação entre Cuba e o EUA, procurando apontar suas transformações ao longo do século XX e início do XXI. Buscaremos observar a transição de uma relação de caráter neocolonial imperialista, dos EUA em relação à Cuba, para uma relação altamente conflituosa e de oposição de visões/perspectivas de mundo, inserido no contexto da Guerra Fria. Além disso, iremos investigar a que nível a Revolução Cubana alterou a relação entre os dois países e a que nível, por outro lado, a relação com os Estados Unidos influenciou o desenvolvimento do processo revolucionário cubano. Por fim, daremos atenção para as consequências da dissolução do bloco soviético para Cuba e a configuração da relação com os estadunidenses no fim do século XX e nas primeiras décadas do XXI.
Downloads
Referências
AYERBE, Luiz Fernando. A Política Externa dos Estados Unidos e a Trajetória do Desenvolvimento Cubano. São Paulo: Perspectivas, 1998.
AYERBE, Luiz Fernando. A Revolução Cubana. São Paulo: Editora Unesp, 2004.
BANDEIRA, Moniz. De Martí a Fidel: A Revolução Cubana e a América Latina. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.
CHOMSKY, Aviva. Relações com os Estados Unidos. In: História da Revolução Cubana. São Paulo: Editora Veneta, 2015.
FERNANDES, Florestan. Da Guerrilha ao socialismo: a revolução cubana. São Paulo: T. A. Queiroz, 1979.
LATTANZI, Eduarda. A relação política entre Cuba e Estados Unidos: Da Revolução Cubana ao falecimento de Fidel Castro. Paper Grisul. 2016. Disponível em http://www.grisulunirio.com/wp-content/uploads/2017/04/Eduarda_Lattanzi_artigo_GRISUL.pdf . Acesso em: 25 jun. 2018.
MEUCCI. Isabella Duarte Pinto. “Estados Unidos e América Latina: o caso de Cuba no pós-guerra fria”. In: Anais do V Simpósio Internacional Lutas Sociais na América Latina: GEPAL. 2013.
PEREIRA, Henrique Alonso da A. R. Os Estados Unidos e a Aliança para o Progresso na América Latina. Rio de Janeiro: Publit, 2015.
SADER, Emir. Cuba, Chile, Nicarágua: Socialismo na América Latina. São Paulo: Atual, 1992.
SÁNCHEZ-PARODI, Ramón. CUBA-USA: Diez Tiempos de uma Relación. México D. F.: Ocean Sur, 2011.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.